NORMAS DE ESTUDO

Você é um aluno Padrão, não dê bobeira! Este é mais um ano importante em sua vida, com a construção de bases sólidas no Ensino Fundamental, preparação os exames vestibulares, PISM, PASES,...Mais do que se preparando para provas acadêmicas, você está se preparando para a vida.

Assim, é fundamental que seu rendimento seja o melhor possível. Para isso, você deve ser capaz de organizar o seu estudo, de modo a extrair o máximo proveito dele.

Organizar o estudo significa, basicamente, saber assistir às aulas e preparar-se em casa. São atos que podem parecer simples, mas quem já estudou seriamente sabe que eles envolvem muita dedicação e disciplina, o que nem sempre é tão fácil. Vamos analisar cada um desses pontos, a seguir.

A assiduidade às aulas

Um bom rendimento escolar começa, naturalmente pela postura adequada em sala de aula. Alguns alunos às vezes pensam que é possível recuperar em casa, individualmente, o tempo perdido em uma aula mal assimilada. Nada mais equivocado. O processo de aquisição do conhecimento não se desenvolve plenamente de modo individual. Afinal, a produção do conhecimento sempre se dá com base no esforço coletivo. O progresso da humanidade não se deu por obras de gênios que, sozinhos, chegaram às grandes descobertas. Ao contrário, todos os “gênios” trabalham com o auxílio de outras pessoas, aprenderam com as conquistas do passado e projetaram as conquistas futuras. Ora, se alguém não assiste às aulas, deixa de participar dessa natureza coletiva de construção do conhecimento e se reduz ao isolacionismo, certamente não tendo nada de vantajoso.

Além disso, o apoio dos professores é uma ajuda de valor inestimável. A orientação dada em sala de aula encurta caminhos, orienta rumos para o estudo individual. E lembre-se sempre de que os professores do Padrão estão sinceramente dedicados a orientá-lo em seu processo de estudo. Desprezar esse apoio é algo totalmente improdutivo e contraproducente.

Assim, nosso primeiro grande desafio, com vistas a enfrentar com determinação os exames vestibulares, é a assiduidade às aulas. Faça um favor a você mesmo: não mate aulas sob nenhuma hipótese! Por mais cansado que você se sinta, por mais estressado, mesmo assim não mate aulas.

Nesses momentos, pense em seu objetivo maior, lembre as conquistas que você terá a partir de seu esforço, e siga em frente, com o apoio dos professores do Padrão.

Equipe Administrativa
Identificação da Unidade
Sobre o Colégio
Normas de Estudo